Engana-se quem pensa que a manutenção industrial de uma empresa não é capaz de gerar receita para o negócio.
Para muitos, investir em manutenção é apenas mais uma despesa inevitável entre tantas outras que são necessárias. Porém, se você olhar por outro ângulo, verá que adotar uma boa gestão da manutenção ajudará sua empresa a gerar receita.
Quer saber como? Acompanhe a leitura!
Como seria uma empresa sem manutenção?
Pense bem: como as máquinas e equipamentos de uma empresa poderiam exercer sua função e cumprir as atividades sem que passassem pelas manutenções?
Isto é, como uma operação do dia a dia poderia ser executada sem manter o maquinário em seus devidos padrões de qualidade e confiabilidade?
Por isso, é correto afirmar que a manutenção industrial deve ser tratada como uma forma de gerar receita para o seu negócio, e nunca despesa.
Empresas que não são adeptas da gestão da manutenção apresentam frequentemente diversas consequências, como:
- Paradas não previstas na produção;
- Aumento nos custos;
- Atrasos na produção;
- Perda de lucratividade;
- Aumento no risco de acidentes;
- Não atendimento de prazos acordados;
- Insatisfação de clientes e colaboradores;
- Perda de contratos.
Portanto podemos afirmar que não existe produção e nem faturamento (receita) sem a manutenção, por mais moderna que seja uma empresa e seus ativos, sempre será necessária a intervenção da manutenção na prevenção de quebras e falhas dos equipamentos.
A cultura do quebra e conserta
Empresas que apresentam os problemas citados acima, geralmente atuam da seguinte forma: buscam solucionar o problema somente depois que ele acontece, ou seja, atuam apenas quando ocorre a quebra da máquina e consequente a parada da produção.
Esta atitude gera uma manutenção de emergência e acaba por resultar em um custo muito mais elevado do que se tivesse sido realizado um planejamento da
manutenção. O famoso quebra e conserta.
Mudando a cultura
É preciso entender que a cultura do quebra e conserta não é vantajosa para nenhum tipo de negócio. Olhar por outro ângulo, e perceber que a manutenção EVITA gastos, através da prevenção, é suficiente para começar a adotar a gestão da manutenção.
Com a gestão da manutenção, é possível dar início a cultura de eliminação de quebras e falhas. Para isso, é preciso monetizar as paradas evitadas pela manutenção.
Monetizando as paradas evitadas pela manutenção
É preciso mostrar, em dinheiro, o valor que a gestão da manutenção traz para um negócio. A produção, por exemplo, mostra o quanto foi produzido por mês, as vendas podem mostrar o quanto venderam.
Por sua vez, a manutenção pode mostrar o quanto (em dinheiro) evitou que fosse perdido, sem sua adoção.
Um valor importante que deve ser mostrado como indicador (KPI) cada mês é o valor financeiro realizado no faturamento de vendas devido a prevenção de quebras ou falhas que foram evitadas.
Outro indicador de suma importância é o KPI do MTBF, que mostra o intervalo em horas entre uma parada e outra para manutenção corretiva ou reativa.
Esses dois indicadores são proporcionais diretamente, ou seja, quanto maior o MTBF, maior o indicador de receita gerada pela manutenção.
Portanto, quais os benefícios da gestão da manutenção para as empresas?
É correto dizer que a gestão da manutenção é o melhor processo para sua empresa garantir a disponibilidade e a confiabilidade dos seus equipamentos, máquinas e instalações a um baixo custo.
Podemos dizer que os principais benefícios e vantagens da gestão de manutenção são os seguintes:
- Eficiência dos equipamentos;
- Controle de custos com inatividade da equipe;
- Planejamento da manutenção para prevenir acidentes;
- Controle da manutenção para evitar imprevistos que parem a produção;
- Qualidade na prestação de serviços aos clientes.
Como resultado, a empresa não perderá mais dinheiro e outros recursos devido a inatividade do processo de produção.
Conclusão
O conceito de que a manutenção é “um mal necessário” é bastante ultrapassado nos dias de hoje.
A gestão da manutenção é uma excelente ferramenta para ser usada a favor do faturamento do negócio e possui o mesmo nível de importância que as outras
áreas da empresa.
Quer saber mais sobre manutenção industrial? Confira os conteúdos anteriores em nosso blog e conte com a G2W Engenharia para realizar as manutenções industrias da sua empresa.