Indústria 4.0 e a Manutenção Industrial

Manutenção industrial e indústria 4.0 são dois conceitos em destaque no mercado, atualmente. Isto por que grandes avanços na tecnologia estão permitindo que empresas tenham maior disponibilidade e vida útil com seus equipamentos.

Certamente você já deve ter ouvido falar no termo “Indústria 4.0”. Muito mais que um conceito ou um termo, na prática ela tem mudado para melhor a forma como as indústrias produzem, gerenciam e monitoram seus equipamentos.

Neste conteúdo você vai entender a relação entre a indústria 4.0 e a manutenção industrial. Continue a leitura!

O que é a indústria 4.0?

Trata-se da quarta revolução industrial amparada pela transformação digital e o uso de tecnologias, com o objetivo de implementar melhorias no ciclo produtivo, otimizar os processos, aumentar o nível de automatização das indústrias e tornar a empresa mais ágil e econômica.

Para proporcionar todos esses benefícios e garantir maior conectividade nas indústrias, algumas das inovações tecnológicas empregadas são big data, nuvem, inteligência artificial, análise de dados, internet das coisas e outras.

Inclusive, podemos dizer que ao evoluir para a indústria 4.0, a empresa aumenta as chances de promover maior economia, sair na frente da concorrência e mostrar diferencial competitivo no mercado.

Quais são os princípios da Indústria 4.0?

A indústria 4.0 possui 6 princípios fundamentais:

  1. Análise eficiente de informações;
  2. Operação virtual;
  3. Descentralização da tomada de decisões;
  4. Software orientado a serviços;
  5. Produção modular;
  6. Operação integrada de máquinas e dispositivos.

Como funciona na prática?

Na maneira de produzir, podemos citar mudanças na digitalização de processos, a ampliação do uso da impressão 3D, a inteligência artificial, a internet das coisas e os sistemas de big data e automação.

Essa modernização na forma de produzir traz grandes avanços e benefícios para o desenvolvimento da indústria, sem dúvidas.

Segundo um estudo da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a expectativa é de que a adoção da indústria 4.0 em todos os segmentos permitirá a redução de R$73 bilhões em custos industriais no Brasil em um ano.

Essa economia seria possível devido a fatores como ganho de eficiência produtiva, redução do consumo de energia e de gastos com manutenção de maquinário.

Pensando agora nas mudanças na forma de gerenciar os equipamentos, verdadeiros ativos industriais, a manutenção preditiva e o monitoramento remoto se destacam.

Relação com a Manutenção Industrial

Para as empresas que já perceberam as vantagens do conceito, a conexão entre indústria 4.0 e manutenção industrial proporciona aumento na produção e diversas melhorias no plano de trabalho.

Portanto, ao gerar dados essenciais para a tomada de decisões de produção, a otimização dos processos de manutenção diminui a recorrência de reparos preventivos e corretivos nos equipamentos, elimina o desperdício com insumos e mão de obra e aumenta a vida útil das máquinas.

Manutenção preditiva e indústria 4.0

Para se manterem competitivas no mercado, as indústrias buscam produzir mais e melhor, pelo menor custo possível. Para atingir esses objetivos é preciso eliminar desperdício de tempo, garantir que os equipamentos funcionem na sua melhor performance e, em muitos processos, não interromper a linha de produção de forma alguma.

A manutenção preditiva, permite que equipamentos críticos sejam inspecionados periodicamente sem que a produção precise ser interrompida, e antes que as paradas indesejadas causadas por falhas aconteçam.

Dentre os principais benefícios da manutenção preditiva, podemos citar:

– Melhora a eficiência global das máquinas;

– Redução de falhas e quebras repentinas;

– Redução de custos de manutenção;

– Aumenta a vida útil dos equipamentos.

A manutenção preditiva trata-se de uma metodologia, por isso, sua implantação deve ser planejada e estruturada.

Pois, caso os profissionais não estejam preparados, o investimento necessário acaba sendo interpretado apenas como custo e a indústria acaba recorrendo apenas a reparos emergenciais, ação que a longo prazo se revela mais cara.

Neste cenário, os chamados profissionais 4.0 exercem um importante papel na mudança cultural das organizações de um modelo tradicional de produção para uma produção estratégica.

As soluções apresentadas pela indústria 4.0 devem ser personalizadas de modo que possam atender às necessidades e proporcionar resultados para a indústria especificamente.

Por isso, é essencial que os profissionais que realizam a manutenção industrial sejam capacitados e de confiança.

Conte com a G2W para realizar os serviços de manutenção industrial da sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *