Você conhece a importância da Gestão da Manutenção? Já diria o ditado: prevenir é melhor que remediar. Muitas empresas ainda possuem a ideia de que a manutenção de um equipamento só deve ser realizada quando ele parar de funcionar.
Neste conteúdo vamos te ajudar a entender tudo sobre a gestão da manutenção e como ela pode fazer sua indústria economizar. Acompanhe a leitura!
Gestão da Manutenção: afinal, o que é?
Resumidamente, a gestão da manutenção é o conjunto de técnicas indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações.
Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Em suma, manutenção é atuar no sistema como um todo, com o objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produção, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos.
Além disso, a gestão da manutenção é um meio de prolongar o tempo de uso de um equipamento, assim como o rendimento das atividades cotidianas de uma organização.
Como identificar uma empresa que não adota a gestão da manutenção?
Empresas que não são adeptas da gestão da manutenção apresentam frequentemente diversas consequências, como por exemplo:
- Paradas não previstas na produção;
- Aumento nos custos;
- Atrasos na produção;
- Perda de lucratividade;
- Aumento no risco de acidentes;
- Não atendimento de prazos acordados;
- Insatisfação de clientes e colaboradores;
- Perda de contratos.
Empresas que apresentam periodicamente estes problemas, geralmente atuam da seguinte forma: buscam solucionar o problema somente depois que ele acontece, ou seja, atuam apenas quando ocorre a quebra da máquina e consequente parada da produção, o que gera uma manutenção de emergência e acaba por resultar em um custo muito mais elevado do que se tivesse sido realizado um planejamento da manutenção.
Tipos de manutenção
Existem dois grupos de manutenção:
- Manutenção planejada;
- Manutenção não planejada.
Dentro do grupo de manutenção planejada temos:
1 – Manutenção Preventiva
Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva é um método de prevenção. Trata-se de seguir um CRONOGRAMA DE MANUTENÇÃO voltado especificamente para evitar possíveis interrupções das atividades causadas por falhas nos aparelhos.
Desta forma, a manutenção preventiva envolve ações que servem para monitorar o desgaste dos equipamentos, como:
- Inspeções de rotina;
- Segmento de orientações do fabricante;
- Reforma de equipamentos;
- Substituição de peças.
Portanto, é correto dizer que manutenção preventiva, não somente contribui para a redução da deterioração do equipamento, mas também diminui o desgaste físico da mão de obra e contribui com a produção de serviços e produtos de alta qualidade.
2 – Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva trata-se de um planejamento de manutenção baseado em dados ou instrumentos específicos.
Ou seja, os principais parâmetros de funcionamento de equipamentos que devem ser monitorados para realizar a manutenção preditiva são:
- Intervalo de tempo entre as falhas;
- Vibração;
- Temperatura;
- Análise do estado químico dos óleos;
- Pressão;
- Ensaios por ultrassom;
- Termografia.
O principal benefício da manutenção preditiva é poder PREVER pontualmente quando e onde ocorrerá o próximo problema, para evitar dores de cabeça no futuro.
3 – Manutenção Corretiva planejada
A manutenção corretiva planejada ocorre quando a falha total do maquinário já era esperada. Desse modo, o supervisor já deve estar preparado para a situação com o devido acompanhamento da manutenção preditiva.
Igualmente com a decisão de adotar a manutenção corretiva planejada, diversos fatores devem estar alinhados ao processo:
- Negociar a parada do equipamento com a equipe de produção;
- Medidas de segurança;
- Planejamento dos serviços;
- Garantir ferramentas e peças sobressalentes;
- Necessidade de recursos humanos, inclusive contratados.
4 – Manutenção Detectiva
A manutenção detectiva também chamada de manutenção proativa, é um método de investigação em equipamentos com o intuito de encontrar falhas imperceptíveis às equipes de operação e/ou manutenção.
Ao contrário da manutenção preventiva e da preditiva, este tipo de manutenção foca em sistemas automatizados nos quais as atividades das máquinas são acionadas por comandos e circuitos gerados a partir de sistemas.
Por fim, temos a manutenção não planejada, onde inclui apenas um tipo:
5 – Manutenção Corretiva
Infelizmente, a manutenção corretiva é a mais comum. Ela consiste em acionar o profissional somente quando ocorre a quebra e parada do equipamento. Isto é, este tipo de manutenção ocorre sem nenhum preparo ou planejamento.
O potencial de prejuízo deste tipo de manutenção é muito alto, devido a interrupção inesperada da produção.
Quais os benefícios da gestão da manutenção para as empresas?
É correto dizer que a gestão da manutenção é o melhor processo para sua empresa garantir a disponibilidade e a confiabilidade dos seus equipamentos, máquinas e instalações a um baixo custo.
Podemos dizer que os principais benefícios e vantagens da gestão de manutenção são os seguintes:
- Eficiência dos equipamentos;
- Controle de custos com inatividade da equipe;
- Planejamento da manutenção para prevenir acidentes;
- Controle da manutenção para evitar imprevistos que parem a produção;
- Qualidade na prestação de serviços aos clientes.
Como resultado, você não perderá mais dinheiro e outros recursos devido a inatividade do processo de produção.
Mas afinal, gestão da manutenção é investimento ou despesa?
Sob o mesmo ponto de vista que as empresas prezam pela gestão de pessoas, gestão financeira e gestão empresarial a fim de se adequarem ao mercado, elas também precisam fazer a gestão da manutenção para garantir a entrega de suas demandas e evitar gastos exorbitantes e desnecessários.
Sem dúvida nenhuma, empresas que não são adeptas da gestão da manutenção estão sujeitas a imprevistos que vão além dos prejuízos com a mão de obra parada, existem várias ferramentas de trabalho que oferecem riscos à segurança de funcionários e ao meio ambiente.
Uma parada repentina no sistema de um equipamento pode ferir seriamente um colaborador, podendo até mesmo lhe causar a morte.
Portanto, a gestão da manutenção tem que ser vista como um INVESTIMENTO que preserva a qualidade da produção, a integridade física dos trabalhadores, e nesse sentido, evita também os danos ao meio ambiente.
A G2W Engenharia oferece serviços completos na área da manutenção industrial e está preparada para suprir as necessidades da sua empresa. Conte com a gente!