A importância e o papel da Caldeiraria

A importância e o papel da Caldeiraria

A caldeiraria é o processo metalúrgico que serve de base para o desenvolvimento de qualquer tipo de estrutura ou maquinário pesado. Ela é responsável por soldar, cortar, moldar e construir peças, de acordo com projetos, que poderão servir para variadas finalidades.

Mas afinal, você sabe a real importância da caldeiraria e que papel ela desempenha dentro das indústrias? A G2W vai esclarecer suas principais dúvidas através deste conteúdo. Acompanhe!

Como funciona o processo de Caldeiraria?

Existem diversas variações e todas elas dependem do ramo de atuação e do tipo de projeto que precisa ser executado. A partir deste desenho, o profissional precisará executar o projeto com elevado nível de excelência, afinal, as dimensões do produto precisam ser exatas pois qualquer pequeno erro cometido na confecção de equipamentos desta natureza, pode gerar grandes transtornos, desde defeitos na utilização da peça até a sua perda total, resultando em grandes prejuízos financeiros.

São vários os procedimentos realizados em uma Caldeiraria industrial, porém, existem dois processos que são fundamentais, pois são eles que fazem tudo funcionar: processo de calandragem e processo de soldagem.

Calandragem

A calandragem é realizada por uma máquina chamada calandra. Ela é capaz de curvar e desempenar peças de metal de alta rigidez. As calandras são poderosíssimas, e podem realizar diferentes tipos de dobras e torções em materiais como alumínio, inox e aço. Este processo possibilita a confecção de itens para inúmeros segmentos.

A calandragem de chapas tem máquinas complexas, por isso é muito importante que seja manuseada por profissionais que foram treinados de forma correta. Assim, recomenda-se que as indústrias contratem operadores que sejam devidamente treinados em atribuições de usinagem e caldeirarias, além de propriamente equipados para a realização de todos os serviços.

Soldagem

O processo de soldagem que ocorre em caldeirarias é um dos procedimentos mais conhecidos de usinagem. Por meio dele é possível realizar uma das atividades mais importantes, pois envolve a inserção de solda mig, tig e mag nos itens metálicos.

Com a inserção das soldas necessárias, os profissionais atuantes no ramo também realizam cortes variados, curvas, dobras e traçagem nas peças, atividades que promovem a confecção de peças metálicas perfeitas.

Desta forma, quando finalizadas, os materiais que passaram pelos processos de caldeiraria são encaminhados para o processo de revestimento com os melhores acabamentos, além de finalizá-las da melhor forma possível.

Solda e Caldeiraria

A importância da Caldeiraria para a indústria

Como vimos, a caldeiraria é a área responsável por criar diversas peças importantíssimas para qualquer segmento industrial, como válvulas, tubos, recipientes, barras, chapas metálicas, etc. Neste processo as opções de matéria- prima mais usadas são: aço carbono e inoxidável, alumínio, ferro e diversos outros materiais metálicos.

Além da fabricação de peças, a caldeiraria também é responsável pela manutenção de equipamentos, afinal eles sempre precisam de reparos e cuidados de acordo com o tempo para que não percam a sua capacidade de produção.

Saber o que uma caldeiraria faz é importantíssimo, mas acima de tudo você deve se preocupar em contratar uma empresa qualificada para realizar qualquer trabalho de caldeiraria. Portanto, escolher empresas que realizam o serviço de inspeção de maquinários e que respeite a NR 13 é primordial.

Serviços de Solda e Caldeiraria oferecidos pela G2W Engenharia

A G2W engenharia presta serviços de solda e caldeiraria com excelência e utilizando sempre as melhores matéria-prima, atuando de acordo com as normas de qualidade, como a ISO 9001.

Somos indicados amplamente para desenvolvimento de projetos, construção e montagem de:

  • Estruturas metálicas;
  • Coberturas;
  • Alpendres;
  • Platibandas;
  • Escadas;
  • Plataformas;
  • Mezaninos;
  • Guarda-Corpos;
  • Telas;
  • Jaulas de proteção;
  • Linha de vida;
  • Pintura industrial, entre outros.Gostou deste conteúdo? Aproveite e acesse nosso conteúdo anterior e conheça a importância da Manutenção Industrial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *