A importância da manutenção portuário

A importância da manutenção portuária e aspectos do setor

Manutenção portuária: O Brasil utiliza o sistema portuário de transporte de forma bastante significativa. Os portos brasileiros são muito importantes para a economia do país, pois através deles circulam diariamente toneladas de bens de consumo que são exportados e importados de todos os cantos do planeta. 

Uma das principais vantagens dos portos é a capacidade de transporte de grandes volumes, além dos custos, que são frequentemente reduzidos com relação a outros modais de transporte. 

O crescimento do setor portuário 

Segundo a ANTAQ, no segundo trimestre de 2020 foram movimentados 286,4 milhões de toneladas em portos e terminais privados brasileiros. Este número representa um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

O levantamento traz como destaque a movimentação de granéis agrícolas (açúcar e soja), petróleo e derivados e minério de ferro. Conforme consta no boletim, a demanda chinesa aquecida, o câmbio favorável e a maior produção de combustíveis justificam o desempenho positivo desses produtos. 

No primeiro semestre de 2020, o sistema portuário nacional movimentou 538,8 milhões de toneladas, um acréscimo de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Segurança no setor 

Para que os números se mantenham sempre favoráveis, é essencial garantir o bom funcionamento das máquinas e equipamentos, bem como a segurança dos trabalhadores portuários. 

Principais acidentes em terminais portuários 

Todos os elementos utilizados nesta área são complexos e grandes e demandam conhecimento e cautela, para evitar imprevistos que podem colocar a segurança dos operadores em risco. 

Os principais acidentes acontecem em situações de: 

  • • trabalho em altura; 
  • • falha em equipamentos; 
  • • exposição a radiações ionizantes; 
  • • temperaturas elevadas; 
  • • montagem e desmontagem de andaimes; 
  • • explosões e incêndios; 
  • • queda de homem ao mar; 
  • • condições adversas do tempo; 
  • • poluição ambiental. 

Diversas medidas devem ser tomadas para evitar estas situações. Confira a seguir: 

Conheça as Normas Regulamentadoras 

As NR são imprescindíveis para garantir o êxito nas rotinas de trabalho. Como sabemos, são elas que definem os procedimentos corretos para o trabalho na gestão e manutenção de estaleiros e portos. Além disso, elas também padronizam as atividades no setor e protegem os funcionários, a empresa e os equipamentos. 

Nessa área, algumas normas merecem maior atenção. A NR 29 regulamenta a saúde e a segurança no trabalho portuário, facilitando os primeiros socorros e orientando as atividades, tanto a bordo quanto em terra. 

Já a NR 34 fala sobre os assuntos relacionados às condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, como resultado, reparação e desmonte naval. Ela estabelece as medidas de proteção à saúde e os requisitos mínimos de segurança nos portos e estaleiros, lembrando também do cuidado com o meio ambiente. 

Treine os colaboradores 

Fazendo com que todos os funcionários trabalhem pelo mesmo objetivo é um critério essencial para a eficiência das operações, segurança e consequentemente, sucesso da equipe. 

O treinamento de funcionários é a melhor maneira de alinhar metas, transmitir conhecimento e conscientizar sobre ações e processos internos. Lembre-se de manter o diálogo sempre aberto com os colaboradores para que todos s sintam à vontade para aprender e absorver o que é necessário. 

Planeje uma rotina de manutenção 

A manutenção tem como principal objetivo EVITAR acidentes, paradas indesejadas, quebra e mal funcionamento dos equipamentos, que certamente irão resultar em prejuízos. É muito importante entender isso e parar de pensar que manutenção se refere a remediar situações que poderiam ter sido evitadas. 

Crie um planejamento adequado às demandas do negócio. Faça uma análise da linha de produção e qualificação da mão de obra e encontre possíveis pontos que precisam de atenção. Apoie-se nas normas regulamentadoras para entender a importância da manutenção e com essas informações determine uma rotina de manutenção para acompanhar o funcionamento de todos os sistemas e garantir que nada saia do controle. 

Não esqueça de contar com boas empresas e profissionais capacitados capazes de garantir a qualidade das manutenções. 

Portos são um meio de transporte eficiente e de baixo custo que pode ajudar na diminuição da sobrecarga das estradas rodoviárias e deve ser explorado mais pelo país, para garantir o desenvolvimento econômico, manutenção da balança comercial e geração de empregos para o desenvolvimento do Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *